Quais são os benefícios da NF-e para os empresários?
A Nota Fiscal Eletrônica traz uma série de vantagens para o empresário, principalmente a respeito de economia, rapidez e facilidade nas transações. E não é só o empresário que se beneficia com a utilização da NF-e, mas também o cliente, o fisco, o contador e até o meio ambiente. Alguns desses benefícios são:
Redução de custos de impressão: Devido ao seu formato digital, a NF-e dispensa a necessidade de emissão em papel de notas fiscais, o que gera uma economia em relação a todos os custos de impressão, como por exemplo, necessidade de equipamento específico, tinta, papel, tempo gasto.
Redução de custos com armazenamento: As Notas Fiscais devem ser armazenadas por 5 anos, e quando em papel, demandam espaço físico específico para guardar esse volume. Já a NF-e, novamente por seu caráter digital, dispensa a necessidade de um espaço físico para armazenamento, de documentos fiscais já que os arquivos todos tem armazenamento digital. Isso além de gerar uma redução de custos, também facilita e reduz o tempo para o acesso aos documentos, e aumenta a segurança de manutenção dos mesmos.
Redução do tempo de parada em postos fiscais: A NF-e contém um código de barras que permite que a chave de acesso da Nota Fiscal Eletrônica seja capturada para que ela seja consultada na Internet ao emitir uma Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, o fisco de todo o país já tem suas informações disponíveis, aguardando apenas a chave de acesso para consultá-la, tornando assim o processo muito mais ágil.
Redução de custos com mão de obra: A NF-e promove a eliminação de digitação de notas fiscais na recepção de mercadorias, uma vez que poderá adaptar seus sistemas para extrair as informações, já digitais, do documento eletrônico recebido. Isso pode representar redução de custos de mão-de-obra para efetuar a digitação, bem como a redução de possíveis erros de digitação de informações;
Agilidade para serviços: Há redução de tempo também no caso de serviços, já que nota pode ser automaticamente enviada via e-mail, uma vez que o cadastro da sua empresa na prefeitura já emite um alerta em seu e-mail toda vez que alguma empresa emitir alguma nota em seu nome.
Melhoria na Gestão Financeira: O uso da Nota fiscal eletrônica simplifica a burocracia da área financeira, o que gera conforto e otimização dos processos de armazenagem, organização e gerenciamento de dados, fazendo com que o intercâmbio de informações seja muito mais fácil e também facilitando a recuperação das informações.
Com a NF-e, também se torna possível controlar a sua escrituração contábil de maneira bem mais fácil, com base nas notas fiscais enviadas e recebidas, guardando os Danfes por e-mail e enviando sua cópia diretamente para a contabilidade.
Simplificação de obrigações acessórias: Inicialmente a NF-e prevê dispensa de Autorização de Impressão de Documentos Fiscais – AIDF. No futuro outras obrigações acessórias poderão ser simplificadas ou eliminadas com a adoção da NF-e.
Possíveis erros são eliminados: A própria nota fiscal eletrônica já evita erros de digitação e também possui uma transparência que é importante para erros comuns em notas fiscais em papel (principalmente, na área de escrituração).
Maior eficiência: Como você pode ver, os processos ficam muito mais simples, e toda a informação é centralizada de forma que quando você precisar estarão todas lá. Tudo isso gera uma grande economia e também eficiência. A extração de informações por parte da Secretaria da Fazenda também é mais ágil, já que as notas ficam armazenadas no próprio sistema, o que torna o processo como um todo muito mais eficiente.
Cidadania e Sustentabilidade: O Estado e o cidadão também ganham com o uso da Nota Fiscal Eletrônica, já que ela permite uma maior fiscalização na área tributária. Com planejamentos mais detalhados e um maior engajamento por parte das empresas e dos contadores, e a possibilidade de um cruzamento de informações sobre controle de mercadoria e prestação de serviços das notas emitidas com a Receita de forma rápida, facilitam a fiscalização, sendo mais um ponto positivo do uso da NF-e.
A NF-e ainda promove a sustentabilidade. Para ser ter uma ideia, desde 2006, o Brasil deixou de emitir mais de 8,5 milhões de notas de papel com o uso da Nota Fiscal Eletrônica. Considerando que cada nota física era composta por 4 vias, isso significa que 34 mil folhas de papel deixaram de impressas.
Relações de comercio, economia e sociedade: Além disso tudo, há também incentivo a uso de relacionamentos eletrônicos com fornecedores (B2B), incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias, padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas e surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a NF-e.