Aprenda como fazer um
controle de estoque eficiente

Se você ainda não investe em um bom sistema de controle de estoque,
está perdendo a oportunidade de melhorar os resultados do seu
negócio. Conte com a TagPlus para manter seu estoque sempre
atualizado e fazer a gestão de forma simplificada.

Experimente Grátis por 15 dias

O que é controle de estoque?

  • O controle de estoque é o processo de gestão de mercadorias e produtos dentro de uma empresa, principalmente em comércios. Ele compreende o gerenciamento de itens desde o momento em que eles estão disponíveis para venda até seu destino final, seja a venda ou o descarte (que pode ser evitado).

    Realizando uma boa gestão do estoque, o empreendedor consegue entender se a quantidade de itens pode suprir a demanda atual ou se é necessário adquirir mais do fornecedor, evitando contratempos e dores de cabeça.

    Icone O controle de estoque
  • É essencial que essa informação esteja registrada em um local de fácil acesso e controle, preferencialmente, em um sistema que ajude na gestão do seu negócio, uma vez que uma simples planilha de controle de estoque é bastante manual e não integra tudo o que você precisa.

    O principal objetivo do controle de estoque é aumentar a visibilidade e a organização do seu negócio, por meio de recursos automatizados. Ao implementar um sistema que ajude nessa tarefa, você ganha mais confiança para crescer de forma sustentável.

    Icone Informações de fácil acesso

Importância de um bom gerenciamento e controle de estoque

Se sua empresa não consegue controlar o estoque de forma eficaz, isso pode resultar em atrasos, cancelamentos ou excesso de produtos. Em todos os casos, o resultado é o mesmo: perda de recursos financeiros, o que pode prejudicar e muito o crescimento do seu negócio.

Por isso, o controle de estoque é considerado um dos fatores mais importantes para o sucesso das empresas. Afinal, como o comércio depende muito da sazonalidade, há épocas do ano em que a demanda pode ser maior ou menor.

Imagine ficar sem estoque durante uma data de vendas importante para sua empresa, como a Black Friday ou o Natal?

Com um bom sistema de gestão, você consegue ter mais previsibilidade sobre o negócio, mantendo o giro de estoque sempre com um índice alto. Veja a seguir, mais algumas vantagens de apostar no controle de estoque!

  • Icone Informações em tempo real

    Informações em tempo real

    Um sistema de controle de estoque fornece dados precisos e em tempo real sobre quais produtos ainda estão disponíveis e quais estão faltando.

  • Icone Facilidade no processo de aquisição

    Facilidade no processo de aquisição

    Com o controle, você saberá quando será necessário adquirir mais produtos com antecedência, podendo negociar por mais tempo com seu fornecedor ou prospectar novos.

  • Icone Melhoria na eficiência geral

    Melhoria na eficiência geral

    O registro de itens de forma manual é um processo demorado e que pode acarretar muitos erros, que atrapalham toda a equipe. Ao fazer isso dentro de um sistema, tudo será automatizado.

  • Icone Sem gastos desnecessários

    Sem gastos desnecessários

    Ao entender o que está no seu estoque, o controle financeiro se torna muito mais assertivo.

Comece a usar a plataforma TagPlus

Quais são os métodos de gestão de estoque?

Há diversos métodos para fazer a gestão e administração adequada do estoque. Confira alguns dos principais e veja qual se adequa melhor à realidade do seu negócio.

  • PEPS (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair)

    Um método simples, mas de vital importância: os primeiros itens a entrar no estoque devem ser os primeiros a saírem. Utilizar os itens mais recentes para atender os pedidos deixa os mais antigos suscetíveis a danos, deterioração ou vencimento do prazo de validade.

    É um dos métodos de gestão de estoque mais utilizados pelos negócios. É utilizado para aumentar a valorização dos itens, que podem sofrer constantes mudanças de preços.

  • Análise ABC

    A Análise ABC ajuda a entender quais itens devem ser priorizados. Basicamente, ela segue três pilares importantes: giro de capital, faturamento e lucratividade. Com isso, o estoque é dividido em três grupos.

    • Grupo A: produtos de alto valor, mas com baixa frequência de vendas. Apesar de não serem os mais numerosos, é preciso ter extremo cuidado com esses itens, já que garantem lucros e faturamento altos.

    • Grupo B: produtos de valor moderado e com frequência de vendas moderada. São os itens que tendem a ter uma maior quantidade, por isso o controle também deve ser bem feito.

    • Grupo C: produtos de valor baixo, mas com alta frequência de vendas. Como são menos valiosos, o controle de estoque sobre eles é menos rigoroso. O recomendado é manter uma quantidade razoável, para atender demandas pontuais.

  • Custo médio

    O custo médio, também chamado de média ponderada móvel, é um método que consiste na renovação dos valores dos produtos em estoque assim que chegam os novos itens — ajudando quem deseja aprender como precificar um produto com base em uma nova aquisição. O cálculo é simples: valor antigo + valor do produto novo / quantidade total de itens. O resultado será o novo custo médio.

    O método é recomendado para empresas com itens que não sofrem grandes alterações de preço. Mas, ainda assim, é preciso levar outras condicionais em consideração, como avaliar se os produtos estão super ou sub avaliados.

  • Just In Time ("na hora certa")

    O método Just In Time, que pode ser traduzido como “na hora certa”, consiste em manter a menor quantidade de produtos possíveis no estoque no menor tempo possível. É preciso ter um controle atento sobre esse método, já que o risco de faltar itens para suprir a demanda é alta.

    Para evitar que sua empresa perca oportunidades de negócio, é preciso ter bons fornecedores, que conseguem entregar produtos com agilidade, para fazer com que o controle funcione.

Como fazer o controle de estoque?

A gestão deve ter processos bem definidos, mas, contando com o sistema de controle de estoque, o trabalho se tornará mais fácil. Muitas empresas ignoram a importância de fazer uma boa gestão de estoque, algo que pode ser corrigido seguindo algumas dicas.

  • Icone 1. Divida o estoque em categorias

    1. Divida o estoque em categorias

    Dividir e priorizar os itens por grupos ajuda a entender quais têm maior saída e precisam ser restabelecidos com frequência e quais demoram a sair e têm menor demanda.

    Uma boa maneira de fazer essa divisão é utilizando o método ABC explicado acima. Ao fazer a divisão, será mais fácil ter maior previsibilidade sobre o negócio e investir mais tempo e recursos em produtos mais lucrativos.

  • Icone 2. Faça o inventário dos produtos

    2. Faça o inventário dos produtos

    Durante o processo de divisão, é importante, também, fazer o inventário e organizar seus produtos, separando por tipo, número do lote, prazo de validade e valor. Esse controle melhora o processo de acompanhamento e traz mais agilidade à execução da tarefa.

    Essas informações devem ser registradas por meio de uma planilha de controle de estoque ou de um sistema que contém a ficha de controle de estoque, tornando sua empresa muito mais organizada e ágil.

  • Icone 3. Planeje as compras de acordo com a demanda

    3. Planeje as compras de acordo com a demanda

    Uma das grandes vantagens de fazer o controle de estoque é ter uma previsão de demanda e fazer as compras de acordo com essa informação. Prevendo a quantidade de itens a serem adquiridos, você garantirá uma compra sob demanda, liberando os produtos mais rápidos e sem desperdício.

    Melhor: garantirá que não faltarão produtos, principalmente os mais vendidos. Por isso, fazendo a gestão por meio de sistemas automatizados, você aproveita todas as vantagens citadas.

  • Icone 4. Monitore suas vendas

    4. Monitore suas vendas

    Ficar sem estoque é um dos grandes problemas que sua empresa deve evitar a todo custo. Monitorar as vendas é essencial para garantir que o estoque será suficiente. O controle das vendas e o do estoque devem andar de mãos dadas.

    Analisando o histórico de vendas, sua empresa entenderá quais são as necessidades de compra, o período com maior demanda e quais são as projeções de crescimento do negócio.

  • Icone 5. Tenha uma boa ferramenta de controle de estoque

    5. Tenha uma boa ferramenta de controle de estoque

    Você não precisa fazer todo esse trabalho de forma manual. Um sistema de controle de estoque, com todas as soluções necessárias para fazer a gestão do seu negócio, ajuda você a se concentrar no que realmente importa: vender ainda mais.

    A gestão de estoque da sua empresa ganhará e muito com o sistema, reduzindo retrabalhos e riscos desnecessários. Com o sistema, você gera relatórios atualizados sobre a situação do estoque.

    Não só isso: você realiza vendas simples ou fiscais, cadastrando o produto e separando por categorias, faz a gestão financeira e emissão de NF e NFS-e. Conheça os planos da TagPlus e escolha aquele recomendado para sua empresa!

Mude o rumo da sua empresa agora mesmo!

Planilha de controle de estoque vs sistema de gestão:
qual escolher?

As planilhas de controle de estoque são bastante utilizadas por pequenas e médias empresas, principalmente por conta do baixo custo e por ser um recurso de fácil acesso, o que faz com que muitos empreendedores optem por ela.

No entanto, as planilhas não foram desenhadas para acompanhar processos gerenciais, como controle de estoque. Por isso, elas limitam bastante o trabalho de gestão e levam seus colaboradores a tomarem decisões equivocadas. Algumas das desvantagens de optar por planilhas são as seguintes:

  • Icone Informações dependem 100% de recurso humano

    Informações dependem 100% de recurso humano

    As informações das planilhas de controle de estoque são colocadas de forma manual, ou seja, depende completamente da disponibilidade e tempo de uma pessoa para fazer este trabalho. Nisso podem ocorrer erros de digitação, dados inseridos incorretamente ou até a falta de registros.

  • Icone Fórmulas podem dar errado

    Fórmulas podem dar errado

    Muitos optam por baixar planilhas prontas, para fazer a gestão de estoque com fórmulas prontas, o que pode resultar em diversos problemas, como alterações erradas, causando perda de tempo.

  • Icone Falta de clareza entre equipes

    Falta de clareza entre equipes

    Um problema comum é a planilha ser copiada diversas vezes para que outras equipes tenham acesso. Com isso, as atualizações se perdem e uma área pode tomar uma decisão importante com base em um dado desatualizado.

Com o sistema de controle de estoque, a integração se torna mais fácil, já que ele é atualizado em tempo real!

Como a TagPlus ajuda a sua empresa a fazer a gestão de estoque?

A solução de controle de estoque da TagPlus é completa e conta com diferentes módulos que vão fazer a sua empresa aumentar a lucratividade e melhorar a gestão em todas as esferas. Veja alguns deles em detalhes!

  • Estoque

    A gestão de estoques no sistema TagPlus é muito simples. Basta cadastrar todos os seus produtos, a quantidade de itens e o estoque são atualizados automaticamente, a cada venda. Assim, você consegue controlar, de maneira simples e visual, quantas unidades ainda têm de cada produto e definir o momento exato de realizar a reposição.

  • Vendas

    Com o sistema TagPlus, você consegue controlar todas as vendas realizadas no seu PDV. Basta cadastrar os produtos e separá-los por categorias. A cada nova venda, o sistema já lançará os dados financeiros sob seu controle e fará a integração com o estoque.

  • Financeiro

    O sistema TagPlus permite que você emita boletos de diversos bancos, apenas indicando os dados da cobrança. Os dados das vendas são automatizados no seu fluxo de caixa, e você consegue ter um controle financeiro melhor, inclusive com mais facilidade na hora de abrir e fechar o caixa e de fazer a conciliação bancária.

Conte com a TagPlus para fazer o controle de estoque de forma eficiente!

O programa para controle estoque da TagPlus oferece uma série de diferenciais importantes para você realizar o controle de vendas de forma efetiva. Integrando-o aos demais setores da sua empresa, você afina sua gestão, tomando decisões baseadas em dados concretos, e favorece o crescimento sustentável do seu negócio. Confira nossos benefícios!

  • Icone sistema único e integrado

    Somos um sistema único e integrado, que automatiza os processos manuais da sua empresa

  • Icone plataforma é 100% intuitiva

    Nossa plataforma é 100% intuitiva e oferecemos um suporte especializado

  • Icone Estamos ligados à LGPD e protegemos os seus dados

    Estamos ligados à LGPD e protegemos os seus dados, garantindo a sua segurança e a de seus clientes

  • Icone Nosso sistema TagPlus é totalmente online

    Nosso sistema TagPlus é totalmente online, podendo ser acessado de onde você estiver via internet

Agora, escolha o plano ideal do sistema de gestão TagPlus para o seu negócio e teste por 15 dias grátis. Você não precisará pagar nada agora e poderá testar absolutamente tudo sem compromisso!

*Válido para novas assinaturas
*Válido para novas assinaturas
10% OFF 5% OFF

Cristal

Icone Cristal
De R$ 59,90 por R$
56,91 44,93 mensais
* em até 12x no cartão de crédito.
  • Icone não possui funcionalidade
    Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
  • Icone não possui funcionalidade
    Ordem de serviço
  • Icone não possui funcionalidade
    MDF-e
  • Icone Possui funcionalidade
    Gestão Comercial Completa
  • Icone Possui funcionalidade
    Acessos simultâneos ilimitados
  • Icone Possui funcionalidade
    Integração com Loja Virtual
  • Icone Possui funcionalidade
    Pontos de Venda Off-line ilimitados
  • Quantidade de usuários
    Armazenamento ilimitado
  • 1
    Usuário
    cadastrado (administrador)
  • Icone Possui funcionalidade
    Acesso à API
  • Icone não possui funcionalidade
    Módulo de Consignação
  • Icone não possui funcionalidade
    Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
  • Icone não possui funcionalidade
    DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
  • Icone não possui funcionalidade
    Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
30% OFF 10% OFF

Rubi

Icone Rubi
De R$ 119,00 por R$
107,10 69,42 mensais
* em até 12x no cartão de crédito.
  • Icone Possui funcionalidade
    Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
  • Icone Possui funcionalidade
    Ordem de serviço
  • Icone Possui funcionalidade
    MDF-e
  • Icone Possui funcionalidade
    Gestão Comercial Completa
  • Icone Possui funcionalidade
    Acessos simultâneos ilimitados
  • Icone Possui funcionalidade
    Integração com Loja Virtual
  • Icone Possui funcionalidade
    Pontos de Venda Off-line ilimitados
  • Quantidade de usuários
    Armazenamento ilimitado
  • 1
    Usuário
    cadastrado (administrador)
  • Icone Possui funcionalidade
    Acesso à API
  • Icone não possui funcionalidade
    Módulo de Consignação
  • Icone não possui funcionalidade
    Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
  • Icone não possui funcionalidade
    DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
  • Icone Possui funcionalidade
    Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
50% OFF 20% OFF

Safira

Icone Safira
De R$ 179,00 por R$
143,20 74,58 mensais
* em até 12x no cartão de crédito.
  • Icone Possui funcionalidade
    Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
  • Icone Possui funcionalidade
    Ordem de serviço
  • Icone Possui funcionalidade
    MDF-e
  • Icone Possui funcionalidade
    Gestão Comercial Completa
  • Icone Possui funcionalidade
    Acessos simultâneos ilimitados
  • Icone Possui funcionalidade
    Integração com Loja Virtual
  • Icone Possui funcionalidade
    Pontos de Venda Off-line ilimitados
  • Quantidade de usuários
    Armazenamento ilimitado
  • 2
    Usuários
    (1 administrador e 1 funcionário)
  • Icone Possui funcionalidade
    Acesso à API
  • Icone Possui funcionalidade
    Módulo de Consignação
  • Icone Possui funcionalidade
    Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
  • Icone Possui funcionalidade
    DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
  • Icone Possui funcionalidade
    Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
60% OFF 30% OFF

Diamante

Icone Diamante
De R$ 229,00 por R$
160,30 76,33 mensais
* em até 12x no cartão de crédito.
  • Icone Possui funcionalidade
    Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
  • Icone Possui funcionalidade
    Ordem de serviço
  • Icone Possui funcionalidade
    MDF-e
  • Icone Possui funcionalidade
    Gestão Comercial Completa
  • Icone Possui funcionalidade
    Acessos simultâneos ilimitados
  • Icone Possui funcionalidade
    Integração com Loja Virtual
  • Icone Possui funcionalidade
    Pontos de Venda Off-line ilimitados
  • Quantidade de usuários
    Armazenamento ilimitado
  • Quantidade de usuários
    Usuários ilimitados (administradores e funcionários)
  • Icone Possui funcionalidade
    Acesso à API
  • Icone Possui funcionalidade
    Módulo de Consignação
  • Icone Possui funcionalidade
    Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
  • Icone Possui funcionalidade
    DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
  • Icone Possui funcionalidade
    Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
  • Icone Cristal Cristal 10% OFF 5% OFF
    10% 5%

    Cristal

    Icone Cristal

    De R$ 59,90 por R$
    56,91 44,93 mensais
    * em até 12x no cartão de crédito.

    • Icone não possui funcionalidade
      Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
    • Icone não possui funcionalidade
      Ordem de serviço
    • Icone não possui funcionalidade
      MDF-e
    • Icone Possui funcionalidade
      Gestão Comercial Completa
    • Icone Possui funcionalidade
      Acessos simultâneos ilimitados
    • Icone Possui funcionalidade
      Integração com Loja Virtual
    • Icone Possui funcionalidade
      Pontos de Venda Off-line ilimitados
    • Quantidade de usuários
      Armazenamento ilimitado
    • 1
      Usuário
      cadastrado (administrador)
    • Icone Possui funcionalidade
      Acesso à API
    • Icone não possui funcionalidade
      Módulo de Consignação
    • Icone não possui funcionalidade
      Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
    • Icone não possui funcionalidade
      DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
    • Icone não possui funcionalidade
      Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
  • Icone Rubi Rubi 30% OFF 10% OFF
    30% 10%

    Rubi

    Icone Rubi

    De R$ 119,00 por R$
    107,10 69,42 mensais
    * em até 12x no cartão de crédito.

    • Icone Possui funcionalidade
      Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
    • Icone Possui funcionalidade
      Ordem de serviço
    • Icone Possui funcionalidade
      MDF-e
    • Icone Possui funcionalidade
      Gestão Comercial Completa
    • Icone Possui funcionalidade
      Acessos simultâneos ilimitados
    • Icone Possui funcionalidade
      Integração com Loja Virtual
    • Icone Possui funcionalidade
      Pontos de Venda Off-line ilimitados
    • Quantidade de usuários
      Armazenamento ilimitado
    • 1
      Usuário
      cadastrado (administrador)
    • Icone Possui funcionalidade
      Acesso à API
    • Icone não possui funcionalidade
      Módulo de Consignação
    • Icone não possui funcionalidade
      Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
    • Icone não possui funcionalidade
      DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
    • Icone Possui funcionalidade
      Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
  • Icone Safira Safira 50% OFF 20% OFF
    50% 20%

    Safira

    Icone Safira

    De R$ 179,00 por R$
    143,20 74,58 mensais
    * em até 12x no cartão de crédito.

    • Icone Possui funcionalidade
      Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
    • Icone Possui funcionalidade
      Ordem de serviço
    • Icone Possui funcionalidade
      MDF-e
    • Icone Possui funcionalidade
      Gestão Comercial Completa
    • Icone Possui funcionalidade
      Acessos simultâneos ilimitados
    • Icone Possui funcionalidade
      Integração com Loja Virtual
    • Icone Possui funcionalidade
      Pontos de Venda Off-line ilimitados
    • Quantidade de usuários
      Armazenamento ilimitado
    • 2
      Usuários
      (1 administrador e 1 funcionário)
    • Icone Possui funcionalidade
      Acesso à API
    • Icone Possui funcionalidade
      Módulo de Consignação
    • Icone Possui funcionalidade
      Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
    • Icone Possui funcionalidade
      DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
    • Icone Possui funcionalidade
      Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
  • Icone Diamante Diamante 60% OFF 30% OFF
    60% 30%

    Diamante

    Icone Diamante

    De R$ 229,00 por R$
    160,30 76,33 mensais
    * em até 12x no cartão de crédito.

    • Icone Possui funcionalidade
      Emissão de NF-e, NFS-e, NFC-e e SAT
    • Icone Possui funcionalidade
      Ordem de serviço
    • Icone Possui funcionalidade
      MDF-e
    • Icone Possui funcionalidade
      Gestão Comercial Completa
    • Icone Possui funcionalidade
      Acessos simultâneos ilimitados
    • Icone Possui funcionalidade
      Integração com Loja Virtual
    • Icone Possui funcionalidade
      Pontos de Venda Off-line ilimitados
    • Quantidade de usuários
      Armazenamento ilimitado
    • Quantidade de usuários
      Usuários ilimitados (administradores e funcionários)
    • Icone Possui funcionalidade
      Acesso à API
    • Icone Possui funcionalidade
      Módulo de Consignação
    • Icone Possui funcionalidade
      Autopreenchimento da empresa, com base no CNPJ
    • Icone Possui funcionalidade
      DRE - Demonstrativo de Resultados do Exercício
    • Icone Possui funcionalidade
      Cadastro automatizado de produtos por meio do código de barras
BlackFriday TagPlus BlackFriday TagPlus

Fale com a nossa equipe pelo Whatsapp